Trump anuncia acordo com União Europeia e tarifa será de 15%
REUTERS
O presidente americano Donald Trump anunciou neste domingo (27) ter chegado a um acordo com a União Europeia e cobrará do bloco europeu uma tarifa de 15% na exportação de produtos com origem no grupo de 27 países. O acordo é anunciado a poucos dias do início da cobrança, previsto para a próxima sexta-feira, dia 1º de agosto.
Anteriormente, a União Europeia seria taxada em 30%, valor só não inferior ao previsto para os produtos brasileiros, de 50%. A nova tarifa valerá para todos os setores, segundo as primeiras informações.
O acordo é o “maior já feito”, segundo o mandatário americano, que fez o anúncio ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Ambos se encontraram na Escócia, durante uma viagem do presidente americano para jogar golfe.
Segundo Trump, os europeus se comprometeram ainda em comprar mais energia dos Estados Unidos, além de investir mais de US$ 600 bilhões nos próximos anos em território norte-americano.
A União Europeia é o maior parceiro comercial dos americanos e a economia de ambos os lados do Oceano Atlântico é muito interligada. Segundo Trump, os países europeus não vão impor tarifas aos americanos, no que foi classificado como um acordo “satisfatório para ambos”.
Enquanto Ursula von der Leyen disse que o pacto trará estabilidade e previsibilidade para o comércio de ambos os lados.
Na última semana, os países europeus tinham aprovado medidas retaliatórias aos Estados Unidos, caso as tarifas entrassem em vigor no início de agosto. Os americanos têm um déficit comercial de aproximadamente US$ 200 bilhões.
A tarifa de 15% para os produtos da União Europeia que entrarem nos Estados Unidos é a de menor patamar cobrada pelos Estados Unidos. Segundo Trump, esta será a taxa mínima imposta aos países.