“Atualmente, os motociclistas são as principais vítimas do trânsito de Campinas e em muitas outras cidades. Mas, com uma série de esforços de fiscalização e educação, estamos conseguindo salvar vidas. Neste ano, até maio, registramos quatro mortes a menos que no mesmo período de 2024. E toda vida importa”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
Outras blitze educativas serão realizadas pela Emdec com concessionárias parceiras ao longo da semana. Com a Via Colinas, no dia 28, às 9h, na Avenida João Jorge; com a Rota das Bandeiras, no dia 30, às 14h, na Avenida Theodureto de Almeida Camargo; e com a Rodovias do Tietê no dia 31, às 9h, na Avenida Lix da Cunha.
Dados exclusivos sobre fatores de risco
Para agir estrategicamente diante deste cenário de vítimas, dados exclusivos levantados em Campinas (SP) sobre fatores de risco serão apresentados durante a reunião do Observatório Municipal de Trânsito (OMT), na terça-feira (29), das 10h às 12h, na Sede da Emdec. A pesquisa foi realizada pela Johns Hopkins University, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), da Vital Strategies, além da Emdec, Secretaria de Transportes (Setransp) e Prefeitura Municipal.
Os dados foram coletados entre outubro de 2022 e setembro de 2024, e serão apresentados aos membros do OMT e à imprensa por Daniele Mayumi, pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP que, desde 2015, coordena em São Paulo as iniciativas da BIGRS, com experiência em pesquisa voltada à prevenção de sinistros de trânsito e na geração de dados para subsidiar políticas públicas.
Esquetes, workshop e check-up de motos
De 28 a 31 de julho, esquetes teatrais serão realizados em doze pontos da cidade, com ênfase nas avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez e Amoreiras, além da região Central. Durante a ação, um grupo do Ateliê Teatro e uma equipe de Educação da Emdec levarão aos cruzamentos mensagens de conscientização sobre a segurança do motociclista.
Uma das apresentações acontecerá durante ação de moto check-up que será realizada no dia 1º de agosto, sexta-feira, das 9h às 12h, no Largo do Rosário. No evento, promovido pela Emdec com a Moto Madia e a Renovias, os participantes poderão conferir como estão itens de suas motos, além de receber orientações de segurança e brindes.
E encerrando a programação da Semana, o workshop gratuito “No Lugar do Motociclista: Vivências para Humanizar o Trânsito” será oferecido no dia 2 de agosto, sábado, das 8h às 12h. A capacitação, que tem vagas limitadas, é voltada a profissionais, servidores, entregadores e demais condutores de motocicletas. O encontro vai promover a reflexão sobre temas como os fatores de risco, além de proporcionar vivências práticas, como a demonstração de ponto cego em veículos, o uso de óculos simuladores de embriaguez e uma dinâmica de troca de papéis no trânsito, para promover a empatia. As inscrições já podem ser realizadas pelo link bit.ly/workshoplugarmotociclista. A oportunidade é oferecida em parceria da Emdec com a Japauto Honda.
Em caso de dúvidas, os motociclistas interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp da Educação da Emdec, no número (19) 3772-4293.