Município terá a tecnologia inovadora, prevista no contrato entre a Prefeitura e a Sabesp
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
De acordo com a Sabesp, São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a contar com medidor inteligente de leitura do consumo de água em residências, seguida por São Paulo. A medida atende uma cláusula contratual entre a Prefeitura e concessionária.
“Ao todo serão cerca 4,4 milhões de equipamentos nos dois municípios”, afirmou a gerente regional da Sabesp, Gabriela Cle de Azeredo. Segundo ela, todos os imóveis atendidos pela empresa contarão com a instalação do hidrômetro inteligente até 2029.
“Essa tecnologia vai garantir que as cidades participantes, com São José saindo à frente, tenham leitura de consumo em tempo real e acompanhamento direto pelo celular, por meio de aplicativo ou no site da Sabesp”, disse Gabriela.
Para isso, a Sabesp e a Vivo fecharam um contrato de internet das coisas (IoT) no setor de água e saneamento considerado o maior projeto do mundo nessa área. A parceria permitirá a conexão e envio de dados de objetos via rede celular e alcance em locais de difícil acesso, como subsolos e áreas remotas, aliando tecnologia, eficiência e sustentabilidade para melhorar a qualidade do serviço prestado à população e preservar os recursos naturais.
O trabalho consiste na substituição dos hidrômetros antigos por medidores novos, que terão eSIM, um chip virtual parecido com o de celular, que vai transmitir as informações para a central da Sabesp em tempo real. Isso vai agilizar o atendimento, inclusive em ocorrências de falta de água.
O consumidor poderá acompanhar pelo celular a cota de consumo de hora em hora, receber alertas e identificar vazamentos, entre outros dados.