Congresso Nacional
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O recesso dos senadores e deputados federais se encerram nesta segunda-feira (4). Os parlamentares terão diversas demandas a serem votadas no segundo semestre do ano.
Entre as principais pautas estão a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, a taxação das bets e de investimentos isentos. Além disso, também deve ser analisado o pedido de cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL), que está presa na Itália após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por realizar uma invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Outra votação de destaque é a da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, que define a prioridade dos orçamentos do próximo ano. O texto já deveria ter sido enviado para a sanção presidencial em julho, de acordo com a Constituição.
Outras pautas também devem avançar entre os parlamentares, como a regulação da Inteligência Artificial (I.A), que atualmente tramita na Câmara e a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as fraudes cometidas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).