Canal Livre deste domingo debate a situação na Faixa de Gaza
Band
O Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, afirmou que o presidente da França, Emmanuel Macron, foi extremamente corajoso ao anunciar o reconhecimento do Estado da Palestina. Alzeben participa, neste domingo (27) do Canal Livre, na Band. “[A declaração] vai abrir um precedente na Europa e esperamos que isso seja seguido pelo Reino Unido”, disse.
Em resposta aos questionamentos do jornalista Moisés Rabinovich, que perguntou como ele enxerga a reconstrução do estado na região de conflito, com cerca de 600 mil judeus na região, Alzeben afirmou que os assentamentos são ilegais e para chegar a um acordo, será necessário legalizar as colônias com base no Direito Internacional. ‘Temos que buscar uma solução negociada. Guerra não vai resolver, a violência não vai resolver, a negativa de Israel ao Direito Internacional não vai resolver e nem o apoio dos Estados Unidos vai resolver”, disse.
Para ele, se o Direito Internacional não for utilizado para estabelecer a paz na região, será como “voltar à lei da selva, onde o grande come o pequeno”. “Estamos vivendo um momento diferente, temos que abrir os olhos para as mudanças: a Palestina existe e sempre existiu”.
O programa começa às 20h na Bandnews TV e às 23h na tela da Band.