Com acessos mais visíveis, Ponte de Guaratuba alcança 70% de execução
Foto: Foto: Arnaldo Neto/AEN
As obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, chegaram a 70% de execução, segundo o boletim técnico de julho. Um dos principais avanços foi nos acessos viários que ligarão a estrutura principal à PR-412, nos dois extremos da Baía de Guaratuba.
O lado de Guaratuba conta com cerca de 940 metros de acesso, enquanto o de Matinhos tem aproximadamente 880 metros. A extensão total, incluindo a ponte, é de 3,07 quilômetros. Em julho, destaque para a execução de contenções e o rebaixamento do morro na entrada da praia de Caieiras.
“Estamos trabalhando dia e noite para concluir esse projeto grandioso no ano que vem. Com 70% da obra concluída, a ponte já está gerando mais expectativa de quem passa na região”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Parte estaiada e pré-moldados avançam
A engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Larissa Vieira, destacou que o avanço dos acessos garante segurança e eficiência. “Cada etapa construída representa um grande passo no desenvolvimento e no progresso que a região litorânea merece e aguarda há mais de 40 anos.”
Na parte estaiada, torres e pilares estão concluídos e já foi iniciada a execução das aduelas típicas pelo método dos balanços sucessivos. No trecho pré-moldado, 117 vigas longarinas foram fabricadas e 96 lançadas, além da conclusão de 10 das 23 lajes previstas.
Perspectiva para os próximos meses
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, adiantou que em breve começa a instalação dos estaios. “Vamos chegar ao fim do ano com obras aceleradas em todos os canteiros e com um desenho cada vez mais completo da estrutura”, afirmou.
De acordo com o consórcio responsável, a obra prevê a movimentação de 200 mil metros cúbicos de terraplenagem e a execução de 50 mil metros quadrados de pavimentação.