Material apreendido foi levado à Deic
Divulgação
Policiais civis da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) deflagraram, na quarta-feira (06/08), uma operação com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a um esquema clandestino de mineração de criptomoedas em Sorocaba (SP). Os mandados foram cumpridos nos bairros Jardim Guaíba, Parque São Bento, Vila Barcelona e Jardim Santa Marina.
Segundo os policiais, foram apreendidos 59 equipamentos ASIC (Circuito Integrado de Aplicação Específica), todos em pleno funcionamento, utilizados na atividade de mineração. Também foram localizados dois notebooks, CPU e um aparelho celular.
Os policiais explicaram que a atividade é classificada como clandestina por funcionar sem autorização legal, sem recolhimento de impostos e, principalmente, pelo uso indevido de energia elétrica, o que é configurado como crime de furto. O alto consumo energético chamou a atenção e motivou as investigações.
Ainda, de acordo com os policiais esquemas como esse têm como principal objetivo obter ganhos elevados e reduzir custos, uma vez que a mineração de criptomoedas, quando realizada de forma regular, exige alto investimento em infraestrutura e consumo de energia elétrica. Operações clandestinas desse tipo buscam escapar da fiscalização tributária e da rastreabilidade das transações, podendo, em alguns casos, estar relacionadas a crimes como lavagem de dinheiro e fraudes cibernéticas.
As investigações continuam. Na operação, houve a participação de a participação de 22 policiais civis e apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE). Equipes do Instituto de Criminalística e da CPFL acompanharam a operação e constataram irregularidades no fornecimento de energia elétrica.