Segundo os funcionários, a suspeita é de que ele tenha sido descartado em um vaso sanitário e descido até a rede de esgoto
Divulgação
Funcionários da Águas do Rio ganharam uma nova mascote nesta terça-feira (22) durante uma operação de limpeza na Estação Elevatória de Esgoto André Azevedo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Durante o procedimento de rotina, os agentes encontraram um peixinho da espécie cascudo preso em uma grade que retém resíduos sólidos. O animal foi regatado e batizado logo em seguida com o nome de Alegria.
Segundo os funcionários, a suspeita é de que ele tenha sido descartado em um vaso sanitário e descido até a rede de esgoto.
O peixinho estava ferido e foi levado para se recuperar em uma estação de tratamento que abriga projetos de recuperação de manguezal.
Batizado carinhosamente de “Alegria”, o cascudo, que não pode mais voltar à natureza por não ter condições de sobrevivência, passou a simbolizar a força da vida mesmo nos ambientes mais improváveis. O episódio chama atenção para um problema que impacta diretamente a operação dos sistemas de esgoto: o descarte incorreto de resíduos domésticos nas tubulações. Todos os meses, só na cidade do Rio, cerca de 188 toneladas de lixo, como lenços umedecidos, fraldas e roupas íntimas, são retiradas das redes.
A Águas do Rio já conta com um outro mascote oficial: o Azulino, um simpático peixe que percorre escolas da rede pública levando informações sobre o uso consciente da água e a preservação do meio ambiente.