Vagas para atuação imediata
No total, o novo edital do Mais Médicos abriu 1.446 vagas em 986 municípios brasileiros, além de 52 vagas em 47 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Para o Paraná, as 88 vagas de reposição serão preenchidas por meio de chamamento público já em andamento.
Podem participar médicos formados em instituições brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, de acordo com os critérios da Lei nº 12.871/2013.
A publicação preliminar da alocação dos médicos — incluindo os classificados pela ampla concorrência e cotas — está prevista para o dia 30 de julho. O cronograma completo está disponível no site do Ministério da Saúde.
Reforço à saúde nos municípios
Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a chegada de mais profissionais é um passo importante para fortalecer os atendimentos de saúde no interior do estado. “Cada nova vaga representa um avanço no cuidado com a população, fortalecendo o compromisso com a saúde”, afirmou.
Atualmente, o Paraná conta com 1.822 vagas ativas no programa federal, espalhadas por 360 municípios. Destas, 1.664 já estão ocupadas, segundo dados atualizados do Ministério da Saúde.
Sobre o Programa Mais Médicos
Criado para reduzir a escassez de médicos em áreas prioritárias, o Programa Mais Médicos atua na expansão da força de trabalho do SUS e na qualificação profissional dos participantes. Além da atuação prática, o programa oferece incentivo à especialização e alinhamento à realidade do sistema público de saúde.
A medida é considerada estratégica para garantir acesso aos serviços essenciais, como consultas, acompanhamento de doenças crônicas e atenção materno-infantil, especialmente em regiões com dificuldade de fixação de profissionais.