Paes promete regras mais duras para motociclistas de aplicativos
Rovena Rosa/Agência Brasil
O prefeito do Rio afirma que vai estabelecer regulamentações para que motociclistas de transporte e entrega por aplicativos sejam retirados das plataformas, quando descumprirem regras de trânsito.
A afirmação foi dada nessa terça-feira (5), após Eduardo Paes ser questionado sobre a redução de velocidade na orla e a implementação de motofaixas na cidade.
No ano passado, Paes chegou a anunciar que iria reduzir a velocidade máxima na Avenida Lúcio Costa, na Zona Oeste. Já nesse ano, afirmou que iria instalar uma motofaixa na Avenida das Américas.
A BandNews FM mostrou que 16 pessoas ficaram feridas na Lúcio Costa nos primeiros cinco meses desse ano por atropelamentos.
Além disso, três acidentes de moto são registrados por dia na Avenida das Américas. Mas, segundo Paes, não há previsão para as medidas.
O que ficou muito claro para mim é que nós precisávamos trabalhar muito com esses aplicativos principalmente. A gente chegou a assinar um memorando de entendimento quando fizemos esse anúncio, mas eu acho que era muito insuficiente para o tamanho da tarefa. Nós vamos estabelecer uma série de regulamentações que obrigarão essas empresas a desclassificar ou retirar das suas plataformas aqueles motociclistas que não respeitam as regras, ou por velocidade excessiva ou porque vão na contramão ou porque avançam sinal. Essas empresas são empresas de tecnologia e têm condição de saber se o sujeito está andando acima do limite de velocidade, se ele está andando na contramão, se avançou um sinal. Então são ações que nós estamos conversando, nós estamos analisando isso. Mas a gente não está conseguindo fazer respeitar nem com a velocidade maior, imagina se diminuir.
Por meio da Lei de Acesso à Informação, a Prefeitura informou que um novo plano viário para toda a cidade tem previsão para 2028.