Rossieli Soares assume nesta quarta-feira (06) o comando da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em substituição a Igor de Alvarenga, exonerado no último dia 15 de julho. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 25 de julho.
A mudança na Secretaria de Educação ocorre em meio à polêmica sobre a ampliação do modelo de escolas cívico-militares em Minas Gerais.
Segundo o novo secretário, Rossieli Soares, a discussão sobre o tema será retomada nos próximos 15 dias, com o objetivo de elaborar um novo planejamento. Ele afirmou que a proposta é ouvir a rede de ensino, professores e outras áreas do governo envolvidas, com foco no que se pretende implementar entre 2026 e 2027.
Rossieli Soares é ex-ministro da Educação no governo Michel Temer e já comandou as Secretarias de Educação do Pará, de São Paulo e do Amazonas. É mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mesmo após a exoneração, Igor de Alvarenga manteve sua agenda institucional até a chegada do novo secretário. De acordo com o governo de Minas Gerais, Alvarenga continuará atuando na administração estadual, mas ainda não há definição oficial sobre sua nova função.