Para Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil nos EUA, o país deve priorizar as negociações em vez de retaliar
Reprodução/Band
Em entrevista ao Canal Livre neste domingo (3), o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, defendeu que o país não deve retaliar às tarifas impostas por Donald Trump.
“Agora, depois do dia 7, quando entrarem em vigor as tarifas, acho que a gente não tem alternativa. Primeiro, não tem que retaliar nada. Eu fiquei preocupado com a notícia de que o presidente fará um pronunciamento. Na Europa, ninguém falou nada”, ressaltou Barbosa.
Um dos pontos previstos para o presidente Lula abordar no discurso deve ser o anúncio das medidas de apoio às empresas brasileiras que seriam prejudicadas pelo tarifaço.
O diplomata ainda defendeu que o Brasil deve avançar com as negociações para diminuir a taxa de 50% imposta pelo governo americano.
“Acho que tem que continuar a negociação com o nosso Ministério da Indústria com o ministério do comércio deles para a gente reduzir de 50% para 25%, 20%, 15% a tarifa que não foi excepcionada, pois tem 35%, 40% do nosso comércio que vão ser afetados. Isso que é o objetivo da negociação, para diminuir o custo para o setor privado nacional”, disse.
Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre e Adriana Araújo. A apresentação é de Rodolfo Schneider. O programa vai ao ar neste domingo (3) às 20h na Bandnews TV e, às 23h na tela da Band.