Galinha doméstica tem diagnóstico de gripe aviária em Minas Gerais
Lucas Sherer Cardoso/Embrapa
O Serviço Veterinário Oficial (SVO) confirmou mais um caso positivo de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em Minas Gerais. O diagnóstico foi confirmado em uma ave de criação doméstica. Este é o 185º caso de gripe aviária confirmado no Brasil desde maio de 2023 e o 5º em Minas Gerais. No estado, quatro focos haviam sido confirmados em aves silvestres – ganso, irerê, pavão e um cisne – criadas como aves ornamentais no município de Mateus Leme, na regiõ metropolitana de Belo Horizonte.
Neste fim de semana, as autoridades sanitárias confirmaram que uma galinha doméstica também estava contaminada pelo vírus H5N1. A propriedade fica localizada na cidade de Esmeraldas. No Rio de Janeiro, o Mapa confirmou que 16 galinhas d’angola que habitavam o BioParque também foram diagnosticadas com gripe aviária. No local, dois pavões também foram confirmados com a doença.
A gripe aviária, em caso de animais domésticos ou silvestres, não afeta o comércio internacional de produtos avícolas. Em caso de focos da doença em aves domésticas, o Japão suspende as compras de produtos originados na cidade onde a doença foi confirmada.