Apoiadores do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), fazem um ato na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, neste domingo (3)
GABRIEL SILVA/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estão nas ruas em diferentes cidades do país para protestar contra o governo Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O movimento é chamado de “Reaja Brasil” e pede também a anistia dos envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023.
No Rio de Janeiro, a concentração é na praia de Copacabana e tem a presença de um dos filhos do político, o senador Flávio Bolsonaro, além do governador Cláudio Castro. O deputado federal Alexandre Ramagem, um dos réus na ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado, também está no local e já pediu pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Outro filho do ex-presidente, o vereador da capital fluminense Carlos Bolsonaro, participa dos atos na cidade de Criciúma, no sul de Santa Catarina. Na chegada ao evento, o político reforçou o pedido por anistia.
Em Belo Horizonte, os manifestantes se reúnem na Praça da Liberdade e o deputado federal Nikolas Ferreira e o senador Cleitinho Azevedo são aguardados pelos participantes.
Em Brasília, a deputada federal Bia Kicis foi uma das que discursou para a multidão em frente ao prédio do Banco Central.
Em São Paulo, a manifestação foi convocada pelo pastor Silas Malafaia e está marcada para as 14h na Avenida Paulista. O governador Tarcísio de Freitas não participa porque passa hoje por um procedimento médico para retirar nódulos na tireoide no Hospital Albert Einstein.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi convidada pelos organizadores, mas preferiu ir ao Pará para uma reunião do PL Mulher.
Em Salvador, os apoiadores de Jair Bolsonaro se reúnem no Farol da Barra; aliados baianos também prometem uma manifestação durante a tarde na cidade de Feira de Santana, a segunda mais populosa do Estado.