Os recursos do Eco Invest Brasil reforçam a posição estratégica do Brasil na agenda global de segurança alimentar, biodiversidade e transição energética. “A resposta do setor financeiro foi impressionante. Estamos estruturando instrumentos financeiros inteligentes que aumentam a produtividade e competitividade do Brasil, posicionando o país na vanguarda da economia verde global”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“O Eco Invest vem se demonstrando uma iniciativa inovadora e bem-sucedida, a partir da aliança entre instrumentos econômico-financeiros inovadores e o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e transição ecológica. Este 2º leilão, com foco na recuperação de áreas degradadas, será fundamental para a promoção de ações de restauração florestal e desestímulo ao avanço da fronteira agropecuária”, ressaltou a Ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
O leilão contou também com o apoio técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que atua como parceiro estratégico na estruturação das linhas de crédito climático do Programa. “O Eco Invest Brasil fomenta a criação de fundos especializados no mercado de capitais, ampliando significativamente a mobilização de investidores. Trata-se de um modelo de desenvolvimento que fortalece a resiliência econômica, ambiental e social,” afirmou o presidente do BID, Ilan Goldfajn.