Governo de São Paulo assina aditivo para novo acesso ao Porto de São Sebastião
Divulgação
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), assinou nesta semana, um termo aditivo ao contrato de concessão da Rodovia dos Tamoios, que prevê investimento de mais de R$ 55 milhões para criação de um novo acesso ao Porto de São Sebastião.
O repasse dos recursos será feito de forma escalonada, conforme o avanço físico das obras. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6).
As obras para implantação do novo acesso vão ligar os Contornos da Tamoios diretamente à área portuária de São Sebastião, criando uma rota exclusiva que vai melhorar o tráfego local e otimizar a logística de entrada e saída do terminal. A expectativa do Governo de São Paulo é ampliar o uso do Porto de São Sebastião, criando uma alternativa estratégica ao eixo logístico do Porto de Santos.
Hoje, o acesso utilizado ao Porto de São Sebastião e à Ilhabela é feito por uma via provisória, que não comporta adequadamente o fluxo intenso de veículos, especialmente de caminhões pesados e nas altas temporadas. O novo investimento busca resolver esse gargalo, organizando o tráfego da região e conciliando as demandas de carga e turismo.
As intervenções serão fiscalizadas pela Agência Reguladora (Artesp). A Companhia Docas de São Sebastião e o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) também aprovaram a proposta, alinhada ao planejamento estratégico do Porto.