Imagem ilustrativa de ventania
Pexels
A Defesa Civil de São Paulo aperta para a ocorrência de ventos fortes nesta segunda-feira (26), devido à passagem de uma frente fria no estado. O sistema meteorológico provocará instabilidades atmosféricas, com previsão de rajadas de vento de forte intensidade que podem ser acompanhadas de pancadas isoladas de chuva.
As rajadas mais intensas devem atingir a faixa Leste do estado, incluindo as regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Capital e Região Metropolitana, Vale do Paraíba e todo o Litoral Paulista.
Por conta deste cenário, há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas, já que há risco de queda de galhos e árvores.
“Por isso, não se abrigue debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas. Reforce telhados, janelas e portas com travas e trancas, se possível. Retire objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim. Evite estacionar veículos próximo a árvores ou postes. Mantenha distância de fiações elétricas caídas e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) em caso de emergência”, orienta a Defesa Civil.
Também há previsão de ressaca marítima em todo o litoral paulista, com ondas que podem atingir até três metros de altura. “A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias”.
Na terça-feira (29), a frente fria se afasta do estado, dando lugar a uma massa de ar polar que provocará queda acentuada nas temperaturas.