De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, cerca de 82% dos embarques foram feitos com o Jaé
BandNews FM
Passageiros ainda enfrentam problemas com recargas no segundo dia útil de exclusividade do Jaé no transporte público municipal do Rio.
Nesta terça-feira (5), a reportagem da BandNews FM percorreu terminais e pontos de ônibus da cidade e flagrou filas nas lojas de atendimento e oscilações no sistema do Jaé.
Na estação do VLT Parada Cristiano Ottoni, localizada em frente a Central do Brasil, os passageiros encontraram dificuldade de embarcar por conta de falhas no sistema. O problema causou filas no local nesta manhã.
Já no Terminal Gentileza, diversos passageiros aguardavam na fila por mais de 1h30 para solucionar problemas relacionados à recarga. Muitos chegaram a desembolsar dinheiro do próprio bolso para ir trabalhar porque, mesmo com saldo, o cartão não passou.
Pessoas que moram fora da capital fluminense também estão enfrentando dificuldade com o novo sistema de bilhetagem. A diarista Bete Sebastiana mora na Baixada Fluminense e trabalha na cidade do Rio. Após a implementação do Jaé, ela conta que está tendo mais gastos com passagem.
Mesmo operando somente por dois dias úteis, criminosos já tentam utilizar os cartões do Jaé de maneira indevida, três deles foram presos por agentes do Segurança Presente, no Terminal Rodoviário Procópio Ferreira, no Centro do Rio. Um dos suspeitos portava um cartão especial, com gratuidade ilimitada e uso exclusivo por beneficiários autorizados, cadastrado em nome de sua esposa. Os outros dois tinham cartões cadastrados em nomes de terceiros. As ocorrências foram registrados na delegacia como estelionato. Os cartões foram apreendidos.
O prefeito do Rio Eduardo Paes garantiu que as fiscalizações vão ser rigorosas nessas situações.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, cerca de 82% dos embarques foram feitos com o Jaé. Ao todo, somente na manhã desta terça-feira (5), foram registrados mais de 1,1 milhão de embarques.