“Mesmo assim, eu continuei muito nervoso até o momento de entrar no estúdio”, conta o apresentador. “Eu achei que não tinha a capacidade de fazer isso, mas foi leve de fazer, foi uma brincadeira gostosa.”
Evaristo Costa e a doença de Crohn
O campo da alimentação na vida de Evaristo Costa passou por mudanças radicais nos últimos tempos. Em 2024, o jornalista foi diagnosticado com doença de Crohn, uma condição inflamatória do trato gastrointestinal decorrente de uma desregulação do sistema imunológico.
“É uma doença que te gera muito desconforto físico e emocional”, descreve. Ele diz que, em um dia, chegou a ir 50 vezes ao banheiro, além de sentir muita fadiga devido à má absorção de nutrientes. “Eu precisei ser levado para o hospital e fiquei internado numa UTI por seis dias”, relembra.
Antes, o apresentador acreditava que seus sintomas estavam relacionados a uma gastrite. “Eu só fui procurar ajuda quando eu cheguei num peso assustador e não tinha forças para levantar da cama. Aí eu entendi que não era uma coisa simples”, afirma.
Foram precisos ajustes na alimentação e o gerenciamento do estresse diário para que a doença entrasse em remissão. “A partir do momento em que eu entendi isso, eu comecei a me cuidar mais”, explica. “Hoje, eu estou em remissão, o que é maravilhoso, e vida normal.”
Atualmente, Evaristo busca o equilíbrio em sua alimentação. “É um jogo. Não significa que eu não possa comer coisas que eu não quero ou que eu tenha vontade, mas precisa ser com moderação, precisa ser bem pensado”, relata.