Intervenção recuperou 500 metros de asfalto da via marginal da BR-116, com uso de técnica sustentável
Foto: Hully Paiva/SECOM
A Prefeitura de Curitiba finalizou no fim da manhã desta terça-feira (29) a obra emergencial que restaurou 500 metros da Estrada do Ganchinho, no bairro Umbará. A via é uma marginal do Contorno Leste (BR-116) e está localizada em área sob concessão federal.
A intervenção foi determinada pelo prefeito Eduardo Pimentel na tarde da última sexta-feira (26), diante do risco de acidentes e das reclamações recorrentes da população. Mesmo sem responsabilidade legal direta pela manutenção da via, o município optou por agir diante da omissão da concessionária e de uma empresa privada, envolvidas em processo judicial.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as equipes trabalharam inclusive no fim de semana para eliminar buracos e recuperar a trafegabilidade no trecho entre o Posto Dois Irmãos e a agulha de acesso ao contorno, no sentido Sul.
A obra utilizou um método moderno de reciclagem de asfalto, considerado mais econômico e sustentável. O processo começou com a aplicação de cimento sobre o pavimento existente. Máquinas especiais misturaram o cimento ao asfalto antigo, criando uma base mais resistente. Em seguida, a estrutura foi nivelada, compactada, selada e recebeu duas camadas de asfalto com borracha — material que oferece maior durabilidade e menor ruído.
A sinalização da via foi finalizada na manhã de segunda-feira (28).
Desde 2019, o trecho da Estrada do Ganchinho apresenta falhas estruturais. A obra original foi executada por meio de contrato entre a concessionária da BR-116 e uma empresa privada. Notificações extrajudiciais e laudos técnicos apontaram vícios na execução.
O caso segue em acompanhamento pela Procuradoria Geral do Município.