Ainda neste ano, a previsão é a de que a literatura brasileira ganhe ainda mais espaço no cenário internacional
Lubos Houska/Pixabay
As exportações de livros brasileiros cresceram 7% no primeiro semestre de 2025 e já superaram os valores de todo o ano de 2024. A informação é da Câmara Brasileira do Livro.
Nos seis primeiros meses deste ano, editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers, projeto de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, movimentaram mais de 14 milhões de dólares. Ao longo de todo o ano passado foram cerca de 13 milhões de dólares.
A alta, segundo a CBL, foi impulsionada por resultados expressivos em eventos como a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, Feira do Livro de Londres, Feira Internacional do Livro de Buenos Aires e Feira Internacional do Livro de Bogotá.
A agente literária Júlia Wahmann, da agência Riff, afirma que os desafios para a internacionalização dos livros são enormes, começando pelo idioma.
As festas literárias desempenham papel fundamental na internacionalização de autores e livros.
A escritora e jornalista portuguesa Anabela Mota Ribeiro foi convidada para a programação oficial da Flip deste ano. Para ela, ainda há muito o que ser explorado da literatura brasileira no exterior, especialmente em Portugal.
Ainda neste ano, a previsão é a de que a literatura brasileira ganhe ainda mais espaço no cenário internacional. O Brazilian Publishers vai participar ainda da Feira do Livro de Frankfurt, em outubro, na Alemanha. O evento é considerado o maior do mundo no setor editorial.
A participação brasileira contará com estande próprio e uma programação voltada à promoção de direitos autorais, networking e fortalecimento de parcerias.
Ainda este ano, o Brasil vai marca presença na 15ª Conferência de Editores de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.