Marta fez dois gols na final da Copa América
Lívia Villas Boas/CBF
O Brasil conquistou pela nona vez a Copa América Feminina ao vencer a Colômbia, neste sábado (2), em Quito, no Equador. Em final bastante nervosa e disputada, a seleção brasileira perdia até o último lance do tempo normal, mas forçou a prorrogação graças à craque Marta e, após empate por 4 a 4, contou com a goleira Lorena para vencer por 5 a 4 nos pênaltis.
Jogando no estádio Casablanca, que pertence à LDU, o Brasil saiu atrás no placar com gol de Linda Caicedo, principal destaque da Colômbia, aos 24 do primeiro tempo. Nos acréscimos, após checagem do VAR, a árbitra Dione Rissios marcou pênalti, convertido por Angelina, que empatou.
Na etapa final, uma falha defensiva terminou em gol contra da zagueira Tarciane, recolocando a Colômbia na frente aos 23 minutos. O empate veio aos 34 com Amanda Gutierres, mas aos 43, após grande jogada de Linda Caicedo, Mayra Ramírez fez o terceiro gol colombiano.
O título acabou evitado aos 50 minutos com Marta, que entrou no lugar de Gio Garbelini e, com um chute potente de fora da área, venceu a goleira Tapia, que atua no Palmeiras, empatando a partida. Marta voltou a balançar as redes no último minuto da prorrogação, virando o jogo para o Brasil; porém, no segundo tempo extra, Leicy Santos fez belo gol de falta e fechou o placar, levando a disputa para os pênaltis.
Angelina, que tinha marcado durante os 90 minutos, desperdiçou a cobrança. Porém, em seguida, Pavi bateu para fora e Leicy Santos parou na goleira Lorena. Marta teve a chance de encerrar a disputa, mas Tapia defendeu o pênalti e levou para as séries adicionais. Na última, Luany converteu e Lorena pegou a cobrança de Jorelyn Carabali, decretando o título brasileiro, que perdeu apenas a edição de 2006 entre as dez disputadas na Copa América.