Imagem ilustrativa
Reprodução/Africa imagens
No Rio Grande do Sul, a prefeitura de Novo Hamburgo suspendeu as aulas, nesta sexta-feira (8), por causa de um alerta de possível ataque. A ameaça foi identificada em conversas na deep web.
A tia de uma das alunas recebeu o alerta do suposto atentado pelo celular. Thaís saiu de casa correndo para buscar a sobrinha, Giovana, que estuda em uma escola pública. O crime estaria sendo planejado em um site de conversas.
“A minha mãe ficou super preocupada, eu disse “espera”, vamos esperar para ver a notícia. Aí eu fui buscar ela”, disse Thaís Knevitz.
Segundo a gestão municipal, mensagens foram difundidas pela “dark web”, uma camada da internet de difícil rastreio e que é utilizada para o planejamento de ataques como o de uma creche em Blumenau, em 2023 – que deixou quatro crianças mortas.
“Nós recebemos um informe do Ministério da Justiça que repassa para os estados, eles monitoram essa as redes sociais. A partir do momento em que recebemos, começamos a fazer o planejamento de algumas ações que seriam desencadeadas na data, que estava ali indicando para onde as ameaças avisavam”, disse o coronel Luís Felipe Neves.
A rede municipal conta com 24 mil alunos e 91 escolas. Os colégios particulares da região também não funcionaram nesta sexta.