Mboko comemora título em casa
David Kirouac-Imagn Images
Victoria Mboko chocou o mundo do tênis, nesta quinta-feira (7), ao vencer o WTA de Montreal. Ela tem apenas 18 anos, estava na 85º posição do ranking, mas se apresentou ao mundo vencendo 4 campeãs de Grande Slam, inclusive a referência dela, Naomi Osaka, na final. Foram 2 sets a 1, de virada (2/6, 6/4 e 6/1).
Mboko tem uma origem diversa: os pais dela são da República Democrática do Congo e se mudaram para os Estados Unidos no começo do século. Eles tiveram 4 filhos por lá, mas foram para o Canadá quando Mboko ainda era bebê. Dessa forma, a jovem tem nacionalidade canadense e representa o país no mundo do tênis.
Os três irmãos de Mboko tentaram seguir carreira no tênis. Gracia e Kevin foram para o esporte universitário. David, que já foi considerado o mais talentoso, teve que desistir do tênis por causa de um problema no olho.
Mas Mboko foi para o tênis profissional e virou uma promessa ao ser vice-campeã juvenil de dois Grand Slams, no Aberto da Austrália e em Roland Garros.
Em 2025, aconteceu o grande crescimento de Mboko no tênis profissional. Ela chegou a vencer 22 partidas seguidas. E até agora está com 33 vitórias e 3 derrotas em 2025.
Nesse período ela fez grandes campanhas, mas nunca tinha enfrentado tantos desafios difíceis. Em Montreal ela derrotou 4 campeãs de Grand Slam: Sofia Kenin, Coco Gauff, Elena Rybakina e Naomi Osaka, a quem trata com idolatria.
“Quero agradecer à Naomi por uma partida incrível. Sempre a admirei quando era pequena. É ótimo jogar com uma jogadora tão incrível como você”, agradeceu Mboko após a vitória por 2 sets a 1.
Mboko é a segunda tenista mais jovem a derrotar 4 campeãs de Grand Slam em um mesmo torneio. Apenas Serena Williams conseguiu fazer isso com idade menor, em 1999.
Apesar de nasceu nos EUA, Mboko teve grande apoio jogando em casa. Rybakina chegou a reclamar publicamente do barulho da torcida. Mas o fato é que a canadense chegou como promessa, conquistou a todos e saiu como realidade do tênis mundial.