Durante o cumprimento dos mandados, a PF apreendeu armas com os investigados
Divulgação/PF
Dois endereços, um de Campinas (SP) e outro de Cosmópolis (SP), foram alvos da Polícia Federal (PF) do Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (6), na Operação Venalis que tem como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico internacional de drogas e outros crimes conexos. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Paraná, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e no Distrito Federal.
Além das prisões preventivas e das ordens de busca e apreensão, foram determinados os bloqueios judiciais de contas bancárias pertencentes a alguns membros do grupo criminoso e de empresas pertencentes a eles, além de serem quebrados os sigilos financeiros, bancários e fiscais dos suspeitos. Foram apreendidos bens de luxo e armas.
As investigações apontam que os suspeitos atuavam de diversas formas, entre elas, sendo laranjas, transportadores, intermediadores e traficantes responsáveis pela distribuição das drogas em suas regiões.
O grupo utilizava o transporte rodoviário, em carros de passeio, com cargas de drogas vindas da Bolívia e Peru. A logística era especializada na entrega de entorpecentes partindo de Mato Grosso para outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, além do nordeste brasileiro.