Piastri lamenta vitória perdida para Norris no GP da Hungria: “A posta dele pagou”
Reuters
Uma estratégia perfeita em cima da Ferrari. Foi assim que Lando Norris venceu o GP da Hungria, neste domingo (03), e conquistou a sua nona vitória da carreira na Fórmula 1.
Em uma largada complicada, o inglês caiu para quinto no começo da corrida. Porém, contou com uma estratégia de duas paradas e dos ataques ferozes de Oscar Piastri no fim para vencer no Circuito de Hungaroring. Frustrado, o australiano teve que se contentar com a segunda colocação.
George Russel também fez uma corrida excelente e conquistou o quinto pódio na temporada de 2025. Charles Leclerc, dono da pole, se arrastou no final da prova e terminou na quarta colocação. Fernando Alonso completou o top-5.
Outro destaque da corrida vai para Gabriel Bortoleto. O brasileiro teve o seu melhor final de semana na carreira na Fórmula 1 na Hungria. Largou na sétima posição, teve uma excelente estratégia e terminou a corrida em P6, levando oito pontos para casa.
A Fórmula 1 agora está de férias e só volta entre o dias 29 e 31 de agosto para a disputa do GP da Holanda, no Circuito de Park Zandvoort.
Uma largada tranquila para Charles Leclerc. O monegasco manteve a ponta e largou a confusão atrás dele, já que George Russell saiu bem e roubou a terceira posição do Lando Norris. Oscar Piastri conseguiu segurar a segunda colocação.
Alonso avançou para quarto e Norris, após sua tentativa arriscada, caiu para a quinta posição. Um início frustrante para o piloto da McLaren. Bortoleto ganhou posições logo na largada e assumiu o sexto lugar, enquanto Stroll perdeu terreno e caiu para sétimo.
Hülkenberg foi o primeiro a parar, na volta 6, trocando os pneus macios por médios logo nas voltas iniciais. Após o pit stop, ele retornou à pista na última posição.
Na volta 20, o líder da corrida, Leclerc, entrou nos boxes, assim como Russell. Mas Norris optou por permanecer na pista! Uma decisão ousada naquele momento. Leclerc voltou com pneus duros e conseguiu manter a posição — por muito pouco.
Piastri não conseguiu tirar proveito da volta de aquecimento e acabou saindo logo atrás do monegasco. Faltou apertar o ritmo mais cedo. Um detalhe importante que pode pesar no desfecho da prova. Russell retornou em sexto, atrás de Bortoleto, enquanto Norris assumiu a liderança, com Alonso logo atrás.
Somente na volta 32, veio Norris para os boxes. Colocou pneus duros e a McLaren brilhou: apenas 1,9 segundo na parada, recorde do ano. O inglês vinha voando na pista. Marcou a volta mais rápida da corrida até então e tirou um segundo inteiro da vantagem de Russell na disputa pelo terceiro lugar.
Após nove voltas, Leclerc fez sua parada saindo da segunda posição e trocou para um segundo jogo de pneus duros. Ao retornar à pista, apareceu em quarto lugar, logo atrás de Norris. A resposta da McLaren veio na volta 46. Piastri também fez sua troca para pneus duros, retornando à pista na terceira posição, com uma diferença de 5,4 segundos para Leclerc, enquanto Norris liderava. Seus pneus, porém, estavam cinco voltas mais novos.
Na volta 51, o trânsito atrapalhou Leclerc e Piastri aproveitou para ultrapassar o monegasco na primeira oportunidade.
No segundo jogo de pneus duros, a Ferrari de Leclerc não conjuga manter o ritmo e acabou perdendo a posição também para Lando Norris. Com as McLarens voando, faltando oito voltas para o final da corrida, Russell começou a pressionar o monegasco e passou.