“Acho que a gente não tem que fazer nada em relação a isso [Lei Magnitsky]. Você reagiu, desde o começo, muito bem. Devolveu a carta, chamou o encarregado de negócios. O Mauro foi lá e falou com o Marco Rubio, que nós não admitíamos a interferência externa no Brasil, não admitíamos nenhum arranhão à soberania. A gente já deu a resposta. A resposta foi adequada, mas, na minha visão, você não pode usar isso para fins de política interna porque isso contamina a negociação comercial”, disse o ex-embaixador.
Estabelecer objetivos claros
Na visão do diplomata, o Brasil precisa estabelecer objetivos claros ao separar negociação comercial do discurso político. Barbosa acredita que o interesse nacional deve ser para minimizar as perdes econômicas.
“O objetivo é confrontar os Estados Unidos para ter ganho interno? Aí tudo bem. Aí você faz isso. O objetivo dos empresários – e acho que deveria ser o objetivo nacional – é minimizar a perda do setor privado, industrial e agrícola. Para isso, você tem que ter uma visão clara. Como minimiza a perda? É negociando”, pontuou Barbosa.
Como assistir ao Canal Livre
O Canal Livre vai ao ar neste domingo (3), na tela da Band, na Bandnews TV, Bandplay e também no canal Band Jornalismo, no Youtube.
O programa começa às 20h, na Bandnews TV, e às 23h, na tela da Band.