Carla Zambelli (PL-SP)
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A deputada federal Carla Zambelli vai passar por audiência de custódia na Itália nesta sexta-feira (1). A parlamentar está presa no complexo prisional de Rebibbia, em Roma.
A sessão será conduzida por um juiz de garantias, que vai definir onde a deputada ficará enquanto aguarda o pedido de extradição. A defesa ainda vai apelar para que Zambelli cumpra apenas medidas restritivas no lugar da prisão.
Na última quinta-feira (31), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Advocacia Geral da União (AGU) acompanhe e tome providências a respeito da extradição de Zambelli. A partir de agora, o órgão do governo brasileiro ficará de olho no caso para atualizar sobre o pedido.
“Considerando a comunicação da prisão da ré condenada Carla Zambelli Salgado de Oliveira na República Italiana, oficie-se à Advocacia-Geral da União para acompanhar e adotar as providências cabíveis e necessárias relacionadas ao processo de extradição da ré”, pontuou Moraes.
A deputada, que tem cidadania italiana, foi presa na última terça-feira (29) em Roma, pela polícia da Itália. Ela tinha fugido para o país europeu após ter sido condenada pelo STF a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).