Paraná Clube decide não participar da Taça FPF 2025 por questões financeiras e de planejamento. SAF e temporada de 2026 são prioridade no momento.
Foto: Paraná Clube
O Paraná Clube comunicou oficialmente, nesta quarta-feira (24), que não participará da Taça FPF 2025. Em nota divulgada à torcida, o clube explicou que a decisão foi tomada com base em critérios financeiros, estratégicos e estruturais, alinhados ao atual momento de reconstrução da instituição.
A diretoria alegou que, entre os fatores determinantes, estão o andamento das tratativas para a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a inviabilidade econômica da competição. O clube também citou que a premiação da Taça FPF, limitada à vaga na Copa do Brasil e não na Série D do Campeonato Brasileiro, compromete o objetivo de valorização técnica.
Outro ponto citado foi o calendário da competição: o jogo da primeira fase da Copa do Brasil seria disputado em fevereiro de 2026, o que exigiria uma antecipação na formação do elenco. O planejamento do Tricolor prevê o início da temporada profissional em abril, com estrutura mais robusta e elenco definido.
“Estamos, neste momento, dando um passo atrás, para que possamos planejar melhor o amanhã — e avançar em passos largos rumo ao crescimento sustentável do Paraná Clube”, diz a nota oficial.
Opinião: torcedor é o maior prejudicado
O apresentador dos Donos da Bola Paraná, Hassan Neto, lamentou a decisão. “É uma lástima. Quem sofre com isso é o torcedor. Era uma oportunidade para garantir um calendário, não só para o restante da temporada, mas também para 2026″, afirmou.
Hassan ainda criticou a falta de mobilização dos apoiadores do clube. “Penso que os chamados grandes paranistas, os empresários, poderiam ter dado um aporte necessário. Mas, infelizmente, e não sei por quais motivos, não pensaram assim. Quem sofre é o torcedor.”
Apesar da decisão, o Paraná Clube reafirmou seu compromisso com a reestruturação e o retorno ao protagonismo no futebol estadual e nacional. A expectativa da diretoria é iniciar a temporada de 2026 com bases mais sólidas, elenco competitivo e melhores condições esportivas.
Sobre a Taça FPF 2025
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) informa que a reunião arbitral da Taça FPF, com a presença dos clubes participantes, acontece no dia 31 de julho, às 17h30, na sede da entidade.
Ao todo, 22 clubes podem participar da competição, que terá início ainda em 2025. As equipes precisam confirmar a participação até 19h de 25/07/2025 (sexta-feira), data do prazo final para inscrição.
Da Primeira Divisão os clubes que podem participar são: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e São Joseense.
Da Segunda Divisão são: Batel, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional, Paranavaí, Patriotas, PSTC e Toledo.
Vaga na Copa do Brasil
Conforme acordado no arbitral das duas divisões, a competição pode valer uma vaga para a Copa do Brasil de 2026.
“Nosso objetivo, ao criar a Taça FPF, foi o de dar mais calendário para os nossos clubes, além de emprego para os jogadores e oportunidades para todos que se beneficiam do universo do futebol. A vaga na Copa do Brasil, se confirmada, apenas coroa essa nova competição, que tem tudo para ser um sucesso”, afirma Hélio Cury Filho, presidente da FPF.
Para que a vaga se concretize, é preciso que quatro equipes da elite do Paranaense em 2025 confirmem a participação na Taça FPF.