O flagrante aconteceu em uma área em Jaú
foto: Defesa Civil
Uma ação conjunta entre a Polícia Ambiental, a Defesa Civil de Jaú-SP, a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) e a Secretaria de Agricultura (Seagri) resultou na autuação de uma empresa por descarte irregular de resíduos em uma área conhecida por frequentes ocorrências de incêndios.
Durante a fase mais recente da Operação “Descarte Correto, Fogo Zero”, funcionários da empresa foram flagrados despejando materiais orgânicos e plásticos, resíduos altamente inflamáveis que contribuem para a propagação do fogo e exigem ações constantes de contenção.
Além da infração ambiental, o descarte representa um risco significativo à segurança da população e ao meio ambiente. A operação, que busca combater práticas irregulares em áreas críticas, seguirá em andamento nos próximos dias, com fiscalizações em locais estratégicos da cidade. As datas e locais das próximas ações não serão divulgados previamente para garantir a efetividade das abordagens.
A notificação e autuação deverá ser realizada pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente. A prefeitura de Jaú-SP reforça que o município conta com um Ecoponto para o descarte adequado de resíduos. O espaço está localizado na Rua João Tozzi, esquina com a Dr. Antônio de Souza Amaral Filho, no Jardim Santo Onofre.
O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h. A colaboração da população é essencial para manter a cidade limpa e segura, especialmente em áreas vulneráveis a queimadas.