Zeladora de Curitiba ganha R$ 100 mil no Nota Paraná, mas quase perde o prêmio por acreditar que ligações eram golpe. Equipe foi até a casa dela.
Foto: Matheus Comunello/SEFA
No meio de tantas ligações desconhecidas, a zeladora Izabel Azevedo, moradora de Curitiba, jamais imaginou que uma delas traria uma notícia tão boa: ela foi a ganhadora de R$ 100 mil no sorteio do programa Nota Paraná. No entanto, por acreditar que era golpe, recusou todas as chamadas — e até bloqueou mensagens no WhatsApp.
“Nem acreditei. Bloqueei o número. Achei que era mais um golpe”, contou Izabel, em entrevista à equipe da Band Paraná.
Foram mais de 15 dias de tentativas frustradas até que representantes do programa decidiram ir pessoalmente até a casa dela. A visita foi feita por integrantes da coordenação da Secretaria da Fazenda, que conseguiram finalmente entregar a boa notícia à ganhadora.
A desconfiança de Izabel é compreensível: o celular dela toca diversas vezes por dia com ofertas de telemarketing e até tentativas de fraude. “Resolvi nem atender, não confio em número desconhecido”, reforçou.
O caso de Izabel serve de alerta. A orientação de especialistas em segurança digital é desconfiar sempre, mas verificar pelos canais oficiais antes de ignorar por completo. O próprio governo do Paraná mantém canais para conferir se a pessoa foi contemplada no programa. Outra medida preventiva é cadastrar o número no serviço “Não Me Perturbe”, da Anatel, embora isso não elimine todas as chamadas.
“Eu mesmo só atendo número que tenho salvo no WhatsApp. Já passei muito susto com tentativa de golpe”, contou Luiz Paulo Martins, aposentado.