Chefe de quadrilha que trocava malas no Aeroporto de Guarulhos (SP) é preso pela PF
Reprodução/Jornal da Band
A polícia federal prendeu, nesta terça-feira (22), o chefe da quadrilha do esquema de troca de malas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O objetivo do criminoso era o envio de cocaína para a Europa.
Foram dois anos de investigação até que a PF identificasse e prendesse o último chefe da quadrilha que trocava as etiquetas das malas no aeroporto. O homem, de 30 anos, não teve a identidade revelada porque as investigações continuam.
Ele era o responsável pela parte financeira do esquema e por levar as malas com cocaína até o aeroporto. Lá dentro, as etiquetas eram trocadas e as bagagens despachadas para o continente europeu.
“Ele era responsável pelo pagamento, então ele fazia também o recrutamento e atuava um pouquinho até na logística”, disse o delegado Felipe Lavareda, chefe da unidade de inteligência da PF.
Em 2023, duas brasileiras tiveram as etiquetas das bagagens trocadas e acabaram presas na Alemanha. Jeanne Paolline e Kátyna Baía ficaram detidas 38 dias acusadas de tráfico internacional até que as investigações da Polícia Federal mostraram que as malas foram trocadas por funcionários do Aeroporto de Guarulhos ligados a quadrilha.
Em 2024, a Justiça alemã determinou o pagamento de uma indenização às brasileiras que, por causa da prisão injusta também tiveram os vistos americanos suspensos.