A Polícia Civil pretende devolver 1.400 celulares durante mais uma fase da operação Rastreio. Cerca de 700 pessoas compareceram à Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio, para recuperar os aparelhos que tinham sido roubados ou furtados. Esse é o caso do aposentado Luís Maurício de Souza. Ele conta que foi abordado por criminosos na saída de um shopping na Zona Norte.
A partir do registro de ocorrência, a polícia começa um trabalho para localizar esses celulares. O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, explica que através do número de identificação dos aparelhos que foram furtados ou roubados, os agentes conseguiram enviar cerca de três mil intimações determinando a devolução voluntária deles.
O secretário ainda reforça que as vítimas desses crimes devem sempre registrar a ocorrência. Felipe Curi também lembra que os compradores precisam ficar atentos na hora de fazer negócio.
Desde maio, a operação rastreio prendeu mais de 270 pessoas e recuperou quase cinco mil aparelhos. No início do mês, a polícia civil lançou um aplicativo no qual é possível consultar se o celular é fruto de crime, antes mesmo da compra.