Paulo Martins destaca importância das políticas contra as drogas no lançamento de ação do governo estadual
Foto: Gilson Abreu/PMC
Resumo da notícia
Viagem do prefeito Eduardo Pimentel aos EUA coloca Paulo Martins como prefeito interino de Curitiba até 20 de julho. Pimentel participa da Bloomberg Harvard City Leadership Initiative em Nova Iorque, visando aprimoramento em gestão pública.
Programa de formação reúne 47 prefeitos de 17 países, focado em inovação em políticas públicas e melhorias no serviço à população. Pimentel destaca a oportunidade de compartilhar experiências e apresentar projetos de revitalização do Centro de Curitiba.
Despesas da viagem são cobertas pelos organizadores, Bloomberg Philanthropies, Harvard Kennedy School e Harvard Business School. Iniciativa já beneficiou 359 prefeitos e 635 funcionários desde 2017. Curitiba enviará técnicos para a próxima fase do programa em agosto.
Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.
Durante a viagem oficial do prefeito Eduardo Pimentel aos Estados Unidos, quem assume interinamente a Prefeitura de Curitiba é o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins. Ele estará no cargo até o dia 20 de julho.
Pimentel é o único prefeito brasileiro a participar da nona edição da Bloomberg Harvard City Leadership Initiative, em Nova Iorque. O programa de formação executiva reúne 47 prefeitos de 17 países, com o objetivo de fortalecer a gestão pública e capacitar lideranças para enfrentar desafios urbanos urgentes.
“É um privilégio participar de uma formação tão importante, com um grupo seleto, que terá reflexos em nosso trabalho na cidade. Vamos compartilhar nossas experiências. Curitiba apresentará a revitalização do Centro”, afirmou o prefeito antes do embarque.
A viagem é custeada pelos próprios organizadores, que selecionam os participantes com base em critérios de gestão e inovação. Além de Pimentel, participam prefeitos de cidades como Atenas (Grécia), Buenos Aires (Argentina), Sofia (Bulgária), Las Vegas (EUA), Mombassa (Quênia) e Brisbane (Austrália).
Criada pela Bloomberg Philanthropies, pela Harvard Kennedy School e pela Harvard Business School, a iniciativa já formou 359 prefeitos e mais de 635 funcionários de alto escalão desde 2017. O foco do programa está na aplicação de dados, inovação em políticas públicas e melhorias nos serviços à população.
Curitiba também participará da próxima fase do programa, em agosto, com o envio de técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Assessoria de Relações Internacionais (Arin).
Além de liderar a cidade nesse período, Paulo Martins acompanha as ações em andamento, como o oferecimento de mais de mil vagas em cursos musicais e obras de melhorias em 69 escolas e CMEIs da capital.
“Curitiba é uma cidade inteligente, educadora e a mais igualitária do Brasil, mas podemos sempre aprimorar nossas ações”, declarou Pimentel, que espera aplicar os aprendizados na administração municipal.